Manaus: "terra da garoa"? |
Uma movimentação política nos bastidores do Congresso tem perturbado a paz e abalado as relações diplomáticas entre as bancadas do Amazonas e de São Paulo. Segundo informações da agência de notícias 3K, de Brasília, a cidade de Manaus, com apoio de senadores e deputados de vários estados da Região Norte, teria entrado com uma solicitação formal na MAIA - Associação Internacional de Antonomásias Metropolitanas, na sigla em inglês, sediada em Veneza - para ser reconhecida mundialmente como a nova "terra da garoa". Isso teria obviamente irritado representantes paulistas de diversas esferas do poder, causando um mal-estar maior até do que os provocados pelas discussões sobre os benefícios fiscais da Zona Franca.
A petição foi protocolada no último dia 07 de fevereiro, e estaria acompanhada de um relatório pluviométrico comparativo detalhado, realizado pelo Núcleo de Estudos Meteorológicos da Universidade Federal do Amazonas, comprovando que as precipitações ocorridas na cidade de Manaus, nos últimos 6 meses, representam melhor a alcunha de "terra da garoa". Segundo o estudo, Manaus leva uma vantagem de 3 para 1 em todos os 13 critérios definidos pela MAIA, inclusive nos indicadores que levam em consideração a frequência, a temperatura, a quantidade e os horários das chuvas.
A notícia já teve repercussão global. O portal da BBC de Londres divulgou nota na qual um político de alto escalão da cidade de São Paulo, juntamente com advogados do escritório Borba Gato, um dos maiores da América Latina, foi destacado especialmente para apresentar a defesa do título junto à MAIA.
Esta verdadeira batalha já tem contornos épicos: "Se preciso for, estamos dispostos a levar até às últimas consequências... até o Tribunal de Haia", declarou um senador de São Paulo. E continuou, em tom de desafio: "Já entramos com petição para fazer com que o Ibirapuera seja considerado o 'pulmão do mundo'."
Nenhum comentário:
Postar um comentário